Artigos

10 Mandamentos do Hipertenso

.
Na Prevenção dos Acidentes Cardiovasculares. Em Portugal a Hipertensão Arterial (HÁ) é o mais importante factor de risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e enfartes de miocárdio .
.
1- Medir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano, só assim serão diagnosticados os mais de 3 milhões de Portugueses hipertensos que não sabem que o são, .
.
2- Para tratar a HA são fundamentais as seguintes medidas higieno-dietéticas: perder peso, reduzir o consumo de álcool, deixar de fumar, reduzir o consumo de sal e de gorduras saturadas, fazer exercício físico. .
.
3- Tomar regularmente os medicamentos que lhe forem receitados. Saiba que 1 em cada 4 hipertensos nem sequer faz o tratamento. .
.
4- O Objectivo é reduzir a pressão arterial para menos de 140/90mmHg. Com a ajuda do seu médico acabará por conseguir. Na diabetes e na doenla renal os valores a atingir deverão ficar abaixo dos 130/80mmHg. .
.
5- A medicação para a hipertensão arterial é para toda a vida. Se parar, a pressão arterial volta a subir, por vezes abruptamente, atingindo valores muito elevados. É vantajoso utilizar fármacos que se tomem uma só vez por dia, para facilitar a adesão à terapêutica. .
.
6- Não espere ter sempre valores tensionais iguais; a pressão arterial varia constantemente. No verão a pressão arterial é habitualmente mais baixa que no Inverno. .
.
7- A causa mais frequente de hipertensão arterial não controlada é a do hipertenso que não toma regularmente os comprimidos. É importante a utilização constante dos fármacos e muitas vezes é necessário associar medicamentos para se conseguir o efeito desejado. .
.
8- No doente medicado, algumas subidas bruscas de pressão arterial, podem ser devidas a crises de ansiedade. Tranquilizar o doente e ajustar a terapêutica é fundamental. .
.
9- Se baixar 5 ou 6 mmHg na sua pressão arterial mínima e ou 10 mmHg na sua pressão arterial máxima, poderá obter como benefício uma redução e risco de AVC de 42% e de enfarte de miocárdio de 16%. .
.
10- Controlar o nosso factor de risco cardiovascular número 1, significa conseguir reduzir a mortalidade cardiovascular, que é responsável por cerca de metade das mortes em Portugal. .
.
MEDIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL EM CASA Em certos casos a hipertensão ligeira ops valores da pressão arterial podem estar mais elevados na presença do médico (efeito de bata pranca). Existem outros factores que podem causar subidas temporárias da pressão arterial: - Stress; Fumar; Frio; exercício; Cafeína e certos medicamentos. Siga as instruções do seu médico sobre quando e quantas vezes deve medir a sua pressão arterial e qual o Monitor Digital a utilizar. .
.
Valores da pressão arterial medidas em casa superiores a 130-135/85mmHg, são considerados elevados. Classificação da Hipertensão artigo

10 Mandamentos do Hipertenso