Sobre Nós



Quem Somos


História

   

Início a sua atividade em 1964 em Beira, Moçambique Fundadores Dr. João Lamartine Dias e Dra. Maria Cândida Dias, ambos Especialistas em Análises Clínicas pela OF

Em Maio de 1977, o Laboratório Lamartine reabriu em Portugal, na Região do Nordeste Transmontano, na Cidade de Chaves.

Em 1997 integra ainda o seu quadro o Eng. Lamartine José Salgado Dias.

Desde 1999 O Dr. Vítor Dias, Especialista em Análises Clínicas pela OF é o seu Diretor Técnico.

Em Dezembro de 2005 o Laboratório Lamartine integrou o Agrupamento Complementar de Empresas, ACELABOMI. Trata-se de uma parceria da qual nos orgulhamos pela idoneidade dos proprietários e Diretores Técnicos, que sempre foram exemplos sérios de profissionalismo dedicados à Qualidade, à OF e ao utente / doente.


Missão

Prestar um Serviço de análises Clínicas, com excelência técnica e ética para acrescentar valor ao diagnóstico clínico.

Equipa

Dr Maria Cândida
" Diretora Adjunta"
Dr Vítor Dias
" Diretor Técnico"
Lamartine Dias
" Técnico Superior Análises"
Ilda Monteiro
" Técnica de Diagnóstico"
Liliana Carreira
" Administrativa"
Leonor Monteiro
" Administrativa"
Liliana Santos
" Técnica de Diagnóstico"
Catarina Santos
" Técnica de Diagnóstico"
Ana Filipa
" Técnica de Diagnóstico"

40 Anos

O Laboratório Lamartine na comemoração dos 40 anos de abertura em Chaves, teve a honra de receber sua Exª a Sra. Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Dra. Ana Paula Martins que descerrou uma placa comemorativa e mostrando-se sensibilizada pelo ato.



Galerias


Código de Ética

◘ Nota prévia


Os alicerces do Laboratório Lamartine integram um conjunto de valores éticos fundamentais que definem a sua identidade e que orientam a sua atividade. Pretende a Direção do Laboratório que os seus valores passem da Gestão de Topo para todos os colaboradores para que sejam observados, vividos e interiorizados por todos, para que constituam a espinha dorsal da organização que tem como Missão a prestação de um Serviço de Análises Clínicas, com excelência ética e técnica para acrescentar valor ao diagnóstico clínico. Os objetivos que a Direção pretende atingir são os seguintes: - Consolidar as relações de confiança que construiu com os colaboradores, fornecedores, doentes, médicos e outras partes interessadas. - Clarificar, junto de todos os colaboradores, as regras de conduta que os mesmos devem escrupulosamente observar, nas suas relações recíprocas ou que em nome do Laboratório estabeleçam com as “partes interessadas”; - Proteger e fortalecer a identidade e a imagem do Laboratório.

◘ Conceito
O Código de ética integra um conjunto de princípios éticos e deontológicos que enformam comportamentos e atitudes que os colaboradores do Laboratório Lamartine devem assumir na sua vida profissional

◘ Princípios orientadores
Os princípios orientadores traduzem-se nos Valores Centrais que constituem normas de cultura interna, personificam a cultura do Laboratório e definem a nossa forma de estar, que são: Integridade, desempenho eficaz, atenção ao cliente, trabalho em equipa, qualidade, credibilidade, transparência, isenção, responsabilidade social e crescimento sustentável.

◘ Âmbito de aplicação
Este Código de Ética aplica-se a todos os colaboradores a partir da data de entrada ao serviço, enquanto este se mantiver em vigor nos termos do Regulamento Interno do Laboratório Lamartine e ainda depois de cessar funções.

◘ Referenciais
Constituem referenciais éticos a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Constituição da República Portuguesa, o Tratado e as Diretivas da União Europeia, as Convenções da OIT aplicáveis, NP4460-1:2007 (IPAQ) a Norma ISO 9001:2008, as Normas para o Laboratório Clínico da Ordem dos Farmacêuticos e o Regulamento Interno do Laboratório Lamartine.


◘ Deveres éticos dos colaboradores
Além do respeito pelos valores orientadores atrás citados, todos os colaboradores, incluindo da Direção do Laboratório Lamartine estão obrigados pelo Código de Ética a: - Manter sigilo profissional não apenas dos resultados e relatórios dos exames que tenham sido fornecidos aos utentes/doentes do laboratório como das atividades nele desenvolvidas. - Sob nenhuma circunstância os resultados individuais (que identifiquem pessoa / resultado), nem resultados indiretos individuais (resultados que foram cruzados com outros dados para dar uma nova informação) poderão ser dados a terceiros. A confidencialidade, tanto sobre as atividades desenvolvidas como sobre os dados individuais das pessoas a que teve acesso, não caduca nunca, inclusive se deixar de ter relações com este Laboratório;
- Tratar com respeito e civismo todos os seus interlocutores;
- Respeitar integralmente o princípio de não discriminação de qualquer tipo nomeadamente em função do género, nacionalidade, origem étnica, cor, religião, orientação sexual e local de residência, promovendo em todas as situações o princípio da igualdade de tratamento entre todos os cidadãos;
- Combater e denunciar todas as formas de assédio moral, sexual e outros nos locais de trabalho, como tal descritas e enunciadas na lei;
- Não proceder a discriminações salariais que não resultem da aplicação de convenções coletivas de trabalho, de instrumentos legais ou regulamentares, ou da aplicação de instrumentos de discriminação, de avaliação do desempenho e da performance resultante dos modelos de gestão adotados;
- Criar ou ajudar a criar valor para o Laboratório e para a Direção;
- Não cometer, em consciência e no exercício das suas funções, quaisquer ilegalidades;
- Colaborar e cooperar; - Agir com lealdade para com os colegas;
- Não recusar a partilha do conhecimento com os colegas;
- Cuidar permanentemente da sua Formação, Desenvolvimento pessoal e Profissional;
- Cumprir incondicionalmente compromissos assumidos com as partes interessadas;
- Não dar informações duvidosas às partes interessadas;
- Reportar à Direção oportunidades de melhoria, atendendo a que a política de comunicação é de “porta aberta”;
- Cumprir todos procedimentos, incluindo o que respeita ao tratamento de resíduos assumindo a responsabilidade de respeito pelo meio ambiente;


Laboratório Lamartine / Código de Ética
- Respeitar as regras de segurança, saúde, higiene e bem-estar no local de trabalho. - Não utilizar redes sociais (tipo Facebook) durante o período laboral. Se por motivo de força maior elas forem utilizadas, a responsabilidade pela divulgação de palavras passe e a obrigatoriedade de fazerem log off após a sua utilização, em pcs ou telemóveis é de cada um.

◘ Violações
Constituem violações ao Código de ética, todas as situações de não observância ou desrespeito pelos deveres neles previstos. Tais situações deverão ser denunciadas à Direção do Laboratório Lamartine, independentemente do local e circunstâncias em que ocorram, com a descrição pormenorizada dos factos e a responsabilidade dos infratores, sendo sujeita nos termos das normas legais e regulamentares e segundo procedimentos aplicáveis. Para monitorizar o nível de eficácia, interiorização e respeito pelas regras instituídas, a Direção poderá promover inquéritos de diagnóstico.

◘ Divulgação
A Direção do laboratório Lamartine promoverá a divulgação do Código de Ética no placar do SGQL (Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial) e disponibilizará a versão integral do documento no seu sítio na internet.

Estratégia


RGPD

SEÇÃO I - POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO WEBSITE

A firma L.A.C. JOÃO LAMARTINE DIAS,Lda respeita a privacidade dos visitantes do

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Todas as informações pessoais que obtemos serão registadas, utilizadas e protegidas em conformidade com legislação comunitária vigente em matéria de proteção de dados e com esta política de privacidade. As informações recolhidas tem como finalidade a resposta às questões colocadas nos respetivos formulários através de correio eletrónico ou contacto telefónico. O Laboratório após ter fechado qualquer contacto acima mencionado destrói os dados ou arquiva se necessário em local seguro (offline) e criado para o efeito a não ser que quem contactou solicite a destruição dos dados através de qualquer um com contactos mencionados no website.

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T: 276321501 F: 276351436 – geral@lab-lamartine.pt
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SEÇÃO II - TERMOS DE UTILIZAÇÃO E CONDIÇÕES DO WEBSITE

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(a) não é permitida a modificação de documentos nem das imagens associadas no site sob qualquer forma;
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T: 276321501 F: 276351436 – geral@lab-lamartine.pt Terreiro de Cavalaria, Ed. Marquês, R/C– Loja 1, 5400-193 CHAVES É proibida a utilização do website para finalidades diferentes das estabelecidas nestes termos e condições. Os materiais e conteúdos nele contidos foram rigorosamente digitalizados e testados em todas as fases da produção. Apesar deste facto, o Concessionário recomenda que executa um programa antivírus atualizado antes da sua utilização e não se responsabiliza pela informação fornecida por terceiros.

2. LINKS NO SITE:
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exigidos para assegurar que o conteúdo deste website seja preciso e atualizado. No entanto, o L.A.C. João Lamartine Dias, Lda. reserva-se o direito de alterar, unilateralmente e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos apresentados a qualquer momento. As declarações efetuadas no site não devem ser consideradas fidedignas e o material constante no site é fornecido "tal como apresentado", sem condições, garantias ou outros termos. Consequentemente, e até ao limite máximo permitido por lei, o L.A.C. João Lamartine Dias Lda. oferece os serviços do website com base no facto de que está exonerada de todas as representações, garantias, condições ou outros termos (incluindo, por exemplo, quaisquer condições exigidas por lei) que possam afetar o site.

6. RESPONSABILIDADE:
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(a) morte ou lesões devido a negligência por parte do L.A.C. João Lamartine Dias;
(b) representação falsa ou fraudulenta;
(c) todas as responsabilidades que não possam ser excluídas nem limitadas em conformidade com a legislação

Política

Integridade: Exigimos de nós próprios e de todas as partes interessadas (colaboradores, utente/doente, médicos, entidades convencionadas, fornecedores e Laboratórios que connosco colaboram), os padrões éticos mais elevados e a mais alta qualidade do nosso serviço. 


Desempenho: O nosso esforço é contínuo na obtenção da melhoria, otimizando procedimentos, metodologias, acompanhando a evolução tecnológica, de forma a oferecer um serviço da máxima qualidade. 

Atenção ao Cliente: Focalização no Cliente (utente / doente, médico, entidades convencionadas – partes interessadas), compreendendo as suas necessidades e oferecendo o melhor serviço. 

Trabalho em equipa: Queremos que todos os nossos colaboradores contribuam a nível individual e em conjunto, com o seu máximo potencial, no desenvolvimento das suas competências e na melhoria contínua do SGQ. 

Qualidade: Cumprir e fazer cumprir a legislação, estatutos da OF e as normas da dupla certificação. 

Credibilidade: Tudo fazer para conquistar e merecer a confiança das partes interessadas.

Organograma