Blog

Hidratação

5 dicas para si
A água é o maior constituinte das nossas células, tecidos e órgãos, ajudando em diversas funções, tais como: regulação da temperatura corporal, melhoria da concentração, manutenção do bom humor, eliminação de resíduos, prevenção de doenças do coração, artérias e rins, manutenção da pele e cabelo bonitos e facilitação da digestão. Assim, uma boa hidratação é crucial para o bom funcionamento do organismo (já reparou que a água ocupa o lugar central na roda dos alimentos?), e deve ser mantida ao longo do ano, ganhando especial relevância no tempo quente e seco.



Quando as perdas de água (através de, por exemplo, urina, suor, pele, pulmões, fezes) são maiores do que as entradas (através da produção corporal e ingestão de bebidas e alimentos) corremos o risco de desidratação, que causa sintomas como cansaço, dor de cabeça, perda de capacidade de concentração, atenção e memória e tonturas. Uma forma simples e prática de controlar os níveis de hidratação é procurar ter uma urina o mais clara possível (que corresponde aos 3 primeiros níveis de imagem). É relevante referir que a sensação de sede não é um bom indicador de hidratação, pelo que deve ingerir água em pequenas quantidades e frequentemente ao longo do dia, antecipando a sede!


1. Faça-se acompanhar de uma garrafa reutilizável, que pode encher várias vezes durante o dia. A água da torneira é segura para ser consumida, sendo mais barata e melhor para o ambiente do que a água engarrafada.

2. A fruta é dos grupos de alimentos com mais água na sua composição. Frutas como melancia, melão, laranja, ameixa, pêssego, kiwi, morango, uva, entre outros, contêm entre 80-94 % de água, pelo que podem contribuir substancialmente para a hidratação.

3. Os hortícolas são outro grupo alimentar com muita água na sua composição. Hortícolas como abóbora, alface, rabanete cru, pepino cru, aipo, cebola, tomate, pimento, nabo, beringela, entre outros, contêm entre 93-97 % de água. Pode ingeri-los crus em saladas, cozinhados ou sob a forma de sopa, que é uma excelente fonte de água.

4. A gelatina, especialmente sem adição de açúcar, é também uma opção interessante para hidratar, e pode torná-la mais nutritiva adicionando fruta e/ou iogurte!

5. Além da água, pode recorrer a outras alternativas líquidas, tais como: cevada ou outras bebidas de cereais preparadas com água ou leite; chás (sem cafeína); infusões; limonada; laranjada; sumos com teor reduzido de açúcar; sumos 100% fruta. Embora dependa do o regime alimentar individual, os sumos, mesmo os 100% fruta, deverão ser preteridos face às outras alternativas não açucaradas.

6. Ingerir leite é também uma forma interessante de hidratar: além de conter uma percentagem elevada de água é nutricionalmente rico, com proteínas de alto valor biológico e um teor interessante de cálcio, potássio e fósforo.


A água é, sem dúvida, a melhor escolha para hidratar ao longo do dia; mas não é a única! Existem outros líquidos e alimentos que ajudam neste processo. Deixamos, assim, 5 opções para manter uma boa hidratação, que pode incluir no dia-a-dia.

Prev Next